BLOQUEIO VEICULAR COMO MEDIDA DE SEGURANÇA

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

O bloqueio veicular é uma das alternativas mais cogitadas quando se fala sobre aumentar a segurança de um veículo, porém, é comum que apareçam diversas dúvidas sobre o seu funcionamento, benefícios e malefícios. Continue lendo e descubra quais os prós e contras desse serviço!

 

O QUE É O BLOQUEIO VEICULAR?

 

O bloqueio veicular é uma funcionalidade extra que pode ser adicionada ao veículo, com intuito de dificultar e inibir a ação de bandidos, prevenindo de roubos e furtos. Essa necessidade de aderir a medidas de segurança complementares se dá devido ao alto índice de sinistros que acontecem no Brasil diariamente.  

Pode ser utilizada também na gestão de frota de uma empresa, para auxiliar o gestor a ter controle sobre o uso indevido dos veículos, fora do horário de expediente, por exemplo.

A função desse serviço é bloquear a ignição ou a bomba de combustível do veículo. Os bloqueios acontecem por meio de um dispositivo chamado Relé, se trata de um interruptor eletromecânico, juntamente com os cabos de conexão que se conectam ao circuito do veículo, e tem como objetivo ligar e/ou desligar um determinado objeto. 

 

Relé Relé

Relé

 

 

 

 

 

No caso da ignição, o relé bloqueia o funcionamento do motor de partida, impedindo que o mesmo seja ligado. Já no bloqueio da bomba de combustível é simulada uma situação de pane seca no veículo, assim, o automóvel perde a velocidade gradativamente e para, não sendo possível ligar novamente depois. 

 

COMO EFETUAR O BLOQUEIO?

 

O ideal é que esse serviço seja operado por uma central de monitoramento, de maneira remota. Essa funcionalidade depende apenas do sinal de telefonia na região onde o veículo se encontra, para a transmissão do comando, fornecendo ao responsável a possibilidade de executar o comando a qualquer momento e de qualquer lugar. 

Aqui, no Grupo Comigo, disponibilizamos esse serviço e frisamos aos clientes que apenas a nossa central de monitoramento 24 horas é que poderá acionar o bloqueio. Possuímos profissionais qualificados para processar o serviço no momento correto. Entendemos que, caso haja um sinistro, no calor do momento, a pessoa pode achar que acionar o bloqueio é o mais sensato a se fazer. Entretanto, esse impulso pode causar graves acidentes, dependendo da velocidade e de onde o carro esteja. Podendo, inclusive, causar danos a terceiros. 

 

POSSÍVEIS PERIGOS NO USO DO BLOQUEADOR

 

O uso inadequado da ferramenta pode ocasionar problemas ao veículo, como prejudicar o sistema de freio e direção. Como já foi dito, pode causar acidentes e danos a terceiros, uma vez que os bloqueios (ignição e bomba de combustível) dificultam a dirigibilidade. Por isso a recomendação de que seja realizado apenas por uma central de monitoramento, onde será acompanhado o trajeto do veículo e o momento correto a se fazer o bloqueio.  Se o veículo for zero km, existe a possibilidade da perda da garantia pela concessionária. 

 

BENEFÍCIOS DO SERVIÇO

 

Um dos principais pontos positivos de possuir essa ferramenta é a prevenção de sinistros, uma vez que dificulta a locomoção do veículo. Aqui na Comigo existe a possibilidade também de realizar a programação desse bloqueio. Ou seja, caso o veículo vá passar a noite em um local perigoso, o cliente pode entrar em contato com a nossa central e estabelecer o prazo que gostaria de ativar o serviço, como dia e hora que ele deverá permanecer bloqueado. Assim, viajar com a família se torna mais seguro, sabendo que, ao final do dia, seu veículo estará onde você o deixou.

 

Outro grupo que pode se beneficiar com o bloqueador veicular são os gestores de frota. Para uma empresa é de extrema importância a gestão eficiente de seus ativos e condutores. O gestor pode acionar o bloqueio nos veículos parados, em momentos em que não estejam sendo utilizados, como uma forma de garantir que não haja o uso indevido e que fuja das permissões da política de frota da empresa. 

 

Pode ser delimitado uma “cerca virtual”, uma região no mapa que estabelece até onde o veículo pode transitar. No horário estipulado, de forma automática, os veículos que estiverem dentro da cerca serão bloqueados. Isso evita que o condutor utilize o veículo em locais que fujam da rota de serviço da empresa ou fora do horário de expediente. 

Por fim, uma dúvida comum entre as pessoas que desejam aderir ao serviço de bloqueio é se é necessário possuir o rastreador veicular. A resposta é não. O bloqueador é um aparelho independente, por isso, você não precisa ter um para ter o outro, ou vice-versa. Entretanto, é importante dizer que o rastreamento é um dos melhores aliados à prevenção de sinistros e como medida de segurança complementar. Aconselhamos sempre que, se o cliente puder, faça uso dos dois serviços. (Ah, só lembrando que na Comigo você não paga nada a mais pelo serviço de bloqueio!). 

LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ASSUNTOS

Contrate agora o melhor sistema de controle e segurança para o seu veículo!

Contrate agora o melhor sistema de controle e segurança para o seu veículo!