Manter uma frota de veículos pode ser um desafio para empresas de diversos setores. À medida que o tempo passa, os veículos envelhecem e se tornam mais propensos a falhas mecânicas e problemas de eficiência.
Além disso, a otimização de recursos e redução de custos são objetivos constantes para as empresas. Por isso, é necessário entender o momento certo para a substituição da frota.
Neste texto, será abordada a importância de avaliar a vida útil dos veículos antes de realizar a substituição da frota, maximizando o retorno do investimento e garantindo continuidade operacional.
Importância da manutenção preventiva para a gestão de frotas
A gestão de frotas é responsável pelo processo de gerir e organizar os veículos de uma empresa com o objetivo de melhorar a eficiência da logística paralelamente com a redução de custos e riscos (fonte: portal Engeman).
Dessa forma, uma das responsabilidades da gestão de frotas é cuidar dos veículos comerciais, como aumentar a vida útil desses transportes, otimizando os gastos.
A manutenção preventiva é uma etapa fundamental para manter a funcionalidade dos veículos em dia e prevenir riscos à segurança dos colaboradores que os utilizam.
Essa manutenção é realizada de maneira periódica e planejada, mesmo quando os veículos não apresentam algum problema. O verdadeiro intuito da manutenção preventiva é corrigir precocemente qualquer tipo de falha e, assim, garantir economia com os possíveis reparos.
Deixar de cuidar da frota de maneira preventiva é um dos principais fatores que prejudicam a eficiência dos veículos, ocasionando em prejuízos financeiros e, até mesmo, colocando a vida dos motoristas em jogo.
De acordo com o portal Hive Cloud, as principais vantagens da manutenção preventiva são:
- Índice de desgastes das peças são bem menores;
- Menos custos de manutenções corretivas que, geralmente, são mais caras;
- Vida útil da frota prolongada;
- Menos danos aos veículos;
- Mais segurança aos condutores nas estradas;
- E menos riscos de acidentes nas rotas de transporte.
Substituição da frota: qual o melhor momento?
A substituição da frota de veículos é uma decisão estratégica que requer análise cuidadosa. Saber identificar o melhor momento para realizar essa substituição pode trazer benefícios significativos para as empresas.
Um veículo obsoleto pode resultar em altos custos de manutenção, baixa eficiência e maior risco de falhas mecânicas. Por outro lado, renovar a frota cedo demais pode significar desperdício de recursos.
Conforme orienta o portal Embracon, existem vários fatores que fazem com que essa substituição seja feita, tais como:
- Condições que os veículos transitam;
- Tipos de itens transportados;
- Qualidade do combustível;
- E a frequência de manutenções.
Os principais fatores do veículo que devem ser analisados antes de decidir substituir a frota são:
Alta quilometragem
A manutenção preventiva prolonga consideravelmente a vida útil do motor e de todas as outras peças do carro, garantindo um bom desempenho no trânsito.
Porém, quando a quilometragem aumenta significativamente é um motivo para começar a planejar uma substituição de frota. Isso porque essa alta quilometragem pode prejudicar a revenda do carro, causando uma grande depreciação no valor do veículo, mesmo ele estando em boas condições.
Tecnologia ultrapassada
A rápida evolução da tecnologia afeta todos os setores, inclusive o de frota, pois ela é crucial para melhorar o desempenho e segurança dos veículos. Com o passar do tempo, os avanços da tecnologia automotiva trazem consigo melhorias significativas em termos de segurança, eficiência e conectividade.
Isso torna a substituição da frota uma necessidade para empresas que desejam se manter competitivas e atualizadas.
Veículos com tecnologia ultrapassada podem apresentar deficiências em termos de desempenho, consumo de combustível e capacidade de integração com sistemas de gestão.
Ao realizar a substituição de frota no momento adequado, as empresas podem aproveitar dessas novas tecnologias, aumentar a produtividade, reduzir custos operacionais e manter-se alinhadas com as demandas do mercado.
Excesso de manutenções corretivas
O excesso de manutenções corretivas em uma frota de veículos é um indicador de que está chegando o momento de considerar a substituição.
Quando os custos de manutenção corretiva se tornam frequentes e representam um peso significativo para a empresa, é um sinal claro de que os veículos atingiram o fim de sua vida útil.
A manutenção corretiva, geralmente, é mais cara e imprevista, impactando negativamente a disponibilidade dos veículos e a eficiência das operações.
Ao substituir a frota, a companhia tem a oportunidade de adquirir veículos mais modernos, confiáveis e eficientes, reduzindo drasticamente a necessidade de manutenções corretivas e os custos associados a elas.
Dano reputacional
Outro fator que pode ser um reforço para a substituição da frota é quando os veículos estão poluindo muito o meio ambiente ou estão excessivamente desgastados.
Isso porque a poluição e o desgaste exagerado na estética do automóvel impactam a imagem da marca. É como se os veículos, principalmente quando plotados com o logotipo e a identidade visual da empresa, fossem o cartão de visita da marca.
Por isso, veículos desgastados e que causam muita poluição fazem uma publicidade negativa para a marca, sendo um sinal claro que é o momento de trocar a frota.
Portanto, a substituição da frota deve ser feita com cautela e planejamento, levando em consideração o custo-benefício que essa mudança irá proporcionar. Um sistema de gestão de frotas integrado e completo pode ajudar os coordenadores do setor a tomarem a decisão mais adequada para a empresa.
Gestão de Frotas é na Comigo
Se a sua empresa necessita de uma gestão de frotas eficiente que aumentará a produtividade e segurança, fale com o Grupo Comigo: temos quase 10 anos de experiência em segurança e gestão veicular.
Oferecemos soluções completas para as empresas e para os proprietários de automóveis, tais como: monitoramento, assistência veicular, proteção veicular, rastreamento veicular (rastreador veicular), gestão de frota, terceirização de frota e muito mais.
Quer saber mais detalhes? Entre em contato agora mesmo com nosso time especializado!