Todo Gestor de Frota tem um grande desafio de diminuir os gastos de combustível, fazendo uma gestão eficiente, principalmente após estes constantes aumentos que vêm ocorrendo com o valor desse insumo. Por isso, torna-se importante pesquisar quais os tipos de combustíveis são mais vantajosos e que tenham um melhor custo benefício para sua frota. Você sabe qual o combustível ideal para sua frota? Neste artigo separamos algumas opções disponíveis no mercado e mostramos o mais adequado para cada tipo de veículo. Acompanhe!
GASOLINA COMUM
Este insumo é derivado do petróleo e é a opção mais utilizada e fácil de ser encontrada. Em sua composição deve ter obrigatoriamente 27% de etanol anidro, octanagem mínima de 87 e teor máximo de enxofre de 50 ppm (partes por milhão).
Caso esteja sem aditivos ele pode ser prejudicial para o motor do veículo e é também muito poluente. Os gases lançados pelo automóvel causam danos à saúde humana e ao meio ambiente.
GASOLINA ADITIVA
Em sua composição tornam-se presentes agentes detergentes. Esses aditivos servem para evitar o acúmulo de resíduos e garantem a limpeza do motor, gerando economia de combustível e diminuindo o índice de poluição.
GASOLINA PREMIUM
Ela é mais difícil de ser encontrada, por ter um preço bem elevado. Sua octanagem mínima é de 91 e também recebe aditivos, por isso, acaba melhorando o desempenho do veículo. É indicada para carros mais potentes e com uma taxa de compressão alta, como são os esportivos de luxo.
ETANOL
O álcool etanol é também um dos mais populares. Sua produção é baseada em matérias-primas vegetais, como a cana-de-açúcar. Ele é uma opção renovável, limpa e menos poluente de todos os combustíveis. Uma boa solução ambiental é abastecer os veículos com este insumo, porém, é necessário que o carro esteja preparado para utilizar ele sem prejudicar o motor.
ETANOL ADITIVADO
Tendo a mesma ideia da gasolina aditivada, ele se assemelha ao etanol comum, mas com o acréscimo de aditivos detergentes e dispersantes em sua composição, que limpam o motor e acabam ajudando a evitar problemas frequentes em carros flex, como o entupimento dos bicos.
DIESEL COMUM
Este combustível também é derivado do petróleo, ele é o insumo mais vendido e utilizado em frotas compostas por veículos pesados. Sua vantagem é o rendimento e a desvantagem é o fato de que é mais poluente que a gasolina e o etanol.
GNV (Gás Natural Veicular)
O GNV polui menos o meio ambiente, emitindo cerca de 20% menos de dióxido de carbono na atmosfera em relação à gasolina e 15% em comparação ao etanol. Esta é uma opção com o melhor consumo e menor preço atualmente, porém, possui um alto custo de instalação e os cilindros ocupam muito espaço no porta-malas dos carros, oque pode ser identificado como uma desvantagem.
Após a leitura deste artigo eu te pergunta novamente: VOCÊ SABE QUAL COMBUSTÍVEL É IDEAL PARA SUA FROTA? Agora acredito que ficou melhor de diferenciar e identifcar o melhor para você e sua frota.