Os dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) informou que houve 1.072 roubos e furtos de veículos no Rio Grande do Norte entre janeiro e abril de 2022. A informação foi divulgada pelo portal G1 e os números são assustadores. Por isso, muitas pessoas têm procurado mais informações sobre Associação de proteção veicular.
Sabemos que a segurança no trânsito brasileiro é, infelizmente, muito precária, gerando muitas consequências negativas.
Assim, os proprietários dos veículos buscam alternativas para garantir uma melhor segurança para a sua família, como a aquisição de seguros automotivos. Porém, ainda em 2022, esses seguros tiveram um aumento significativo, levando o motorista a ressignificar a comprar desse serviço.
De acordo com o portal Valor Investe, o preço do seguro aumentou, principalmente, por causa do aumento dos preços dos carros. Outros fatores como a faixa etária e o sexo também influenciaram o crescimento.
Dessa forma, a associação de proteção veicular passou a ser uma alternativa mais econômica. E para entender se a associação de proteção veicular realmente vale a pena, continue lendo o texto.
O que é Associação de proteção veicular?
A Associação de proteção veicular é uma entidade participativa de vários proprietários de veículos que dividem os custos de possíveis eventos, sendo conhecida também como cooperativa de proteção veicular.
A finalidade da associação de proteção veicular é proteger o veículo. Mas as garantias ficam estabelecidas por meio do contrato. Isto é, cada associação tem a possibilidade de oferecer diferentes serviços e atuar de formas diferentes (fonte: Doutor Multas).
De forma resumida, a associação de proteção veicular é a junção de vários motoristas que pagam um valor mensal para construir uma espécie de “vaquinha”.
Os motoristas são os contribuidores financeiros dessa associação, mas quem realiza o gerenciamento dos recursos é uma cooperativa especializada no assunto. Dessa forma, todos têm direitos e deveres a serem cumpridos, sem prejudicar nenhum membro.
Assim, a associação de proteção veicular é mais econômica do que um seguro convencional. Mas quais são as reais diferenças entre essas duas modalidades?
Diferenças entre Seguro e Proteção Veicular
Existem várias diferenças na estrutura do seguro automotiva e da proteção veicular. Os dois são eficientes desde que atendam as necessidades e demandas do proprietário do veículo.
De acordo com o Canal Tech, veja quais são as principais diferenças entre seguro e associação de proteção veicular:
- Na aquisição de seguro, é realizada uma apólice, enquanto na proteção veicular é realizada a assinatura de um documento;
- O seguro automotivo só pode ser comercializado por companhias regulamentadas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep). Já a proteção veicular pode ser fornecida por qualquer cooperativa sem fins lucrativos;
- A cobrança da proteção veicular é composta por uma taxa de administração fixa e o valor do rateio mensal dos prejuízos com os carros no mês anterior. Enquanto no seguro, o valor é pago à vista ou em poucas parcelas.
O objetivo tanto do seguro quanto da associação de proteção veicular é promover segurança e tranquilidade para os proprietários e suas famílias. Mas cada modalidade conta com as suas características e especificidades. Portanto, o condutor deve optar por aquilo que mais fizer sentido em relação à sua necessidade atual.
Associação de Proteção Veicular: como escolher uma?
Para você que está pensando em optar pela associação de proteção veicular é interessante entender quais os benefícios que uma cooperativa pode te oferecer. Existem cooperativas que fornecem somente o básico em seus contratos, já outras são mais amplas e versáteis.
Vale ressaltar que quanto mais proteção, suporte e economia uma associação conseguir oferecer, mais engajados serão os seus membros, gerando credibilidade para o grupo.
Outro fator a ser levado em conta é de que todos os serviços fornecidos por essa associação devem estar explicitamente relatados no contrato, pois ele será o único documento para contestar qualquer situação inconveniente que aconteça.
A Associação de Proteção Veicular do grupo Comigo é uma excelente opção para quem busca se livrar da burocracia e preços altos do seguro automotivo. Isso porque ela fornece excelentes serviços.
Principais diferenciais
Confira os principais diferenciais da Comigo:
- Assistência 24h: Guincho e reboque para qualquer evento que impossibilite a locomoção do veículo assistido por meios próprios;
- Restituição FIPE: A restituição é baseada no valor de mercado do seu veículo utilizando a tabela FIPE;
- Cobertura Total: Contra roubo, furto, incêndio, colisão, fenômenos naturais, danos a terceiros, vidros e faróis;
- Indenização: O prazo para receber a indenização é de até 90 (noventa) dias após o acionamento da proteção;
- Carro reserva: Se você precisar de um carro reserva, você pode ter o benefício pelo período de 7 ou 15 dias;
- Sem análise de risco: Não é feita análise de perfil, dessa forma, qualquer condutor pode aderir ao serviço.
Portanto, a associação de proteção veicular é uma ótima opção para quem deseja se proteger e ainda conquistar benefícios exclusivos para o dia a dia da família. Muita segurança e pouca dor de cabeça.
Associação de Proteção Veicular é na Comigo
Se você gostaria de fazer parte de uma associação de proteção veicular eficiente e confiável, fale com o Grupo Comigo: temos quase 10 anos de experiência em segurança e gestão veicular.
Oferecemos soluções completas para as empresas e para os proprietários de automóveis, tais como: monitoramento, assistência veicular, proteção veicular, rastreamento veicular (rastreador veicular), gestão de frota, terceirização de frota e muito mais.
Quer ficar ainda mais informado? Baixe agora mesmo nosso e-book gratuito 7 itens que deixam o seu carro mais seguro!
Quer saber mais detalhes? Entre em contato agora mesmo com nosso time especializado e saiba mais sobre como proteger seu automóvel com uma cooperativa de seguro veicular e economizar até 70%!