Rastreador Veicular: como monitorar seu carro pelo celular?

Imagine você monitorar e controlar seu veículo pelo celular ou computador? E essa é apenas umas das vantagens de um rastreador veicular! E cada vez mais as pessoas também querem mais SEGURANÇA. Uma pesquisa internacional publicada em 2021 revelou que o Brasil é o país que registrou mais alto grau de medo de violência, com quase 83% da população afirmando temer ser vítima de um crime violento.

O estudo ainda revela que o Brasil ocupa a posição de número 128 no ranking da paz, que envolve 163 países (fonte: Portal UOL).

Por isso, cada vez mais as pessoas têm procurado soluções (inclusive tecnológicas) para terem mais segurança, inclusive para a sua família. Neste contexto, a contratação de um rastreador veicular tem sido uma opção muito atraente.

O Pix e o aumento dos sequestros relâmpagos

Algumas modalidades de violência cresceram nos últimos anos. É o caso dos sequestros relâmpagos.

De acordo com a Veja, o sequestro-relâmpago utilizando o Pix passou a ser uma alternativa para quadrilhas pela instantaneidade e também pela facilidade na movimentação do recurso. Além disso, segundo um levantamento da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, divulgado pelo jornal O Estado de S. Paulo, o número de sequestros-relâmpago aumentou 39,1% nos sete primeiros meses de 2021 em relação ao mesmo período do ano anterior, quando não havia Pix. 

Desde que foi lançado pelo Banco Central (BC), em novembro de 2020, esse meio de pagamento 100% brasileiro já é utilizado por 71% da população. Mas para evitar que essa modalidade seja usada para aumentar os crimes relacionados com o sequestro-relâmpago, foi instituído em outubro de 2021 o limite noturno do Pix.

Assim, as transações feitas por pessoas físicas entre 20h e 6h têm um valor limite de R$ 1 mil. Essa regra é válida para todos os dias (incluindo fins de semana e feriados). Ah, é possível solicitar junto à própria instituição financeira que o limite noturno inicie às 22h, ao invés das 20h.

Mesmo com essa medida, muitas pessoas ainda podem sentir insegurança, principalmente em relação à violência urbana. Neste contexto, a procura por rastreador veicular tem aumentado, pois é uma alternativa econômica e com muitos benefícios.

O que é rastreador veicular?

O equipamento para o rastreamento veicular é um dispositivo portátil e pode ser conectado a um veículo por meio de uma tecnologia chamada On Board Diagnostic (OBD, na sigla em inglês, ou diagnóstico a bordo).

Assim, o rastreador conectado ao veículo pode enviar informações para uma rede, informando a localização do automóvel em instantes específicos. E, através destes dados, é possível fazer uma gestão muito mais inteligente do automóvel.

É importante lembrar que o rastreador veicular usa a tecnologia GPS. Essa sigla significa “sistema de posicionamento global”. Os GPS se comunicam com uma rede de satélites.

Desta forma, com precisão, é possível realizar o monitoramento veicular em tempo real até mesmo em locais distantes, pois as coordenadas são fornecidas como em um GPS.

O rastreador veicular precisa de sinal de telefone?

Não. O rastreador veicular não depende de sinal de telefone para funcionar. Como foi dito, o rastreador veicular utiliza a tecnologia GPS para o seu funcionamento.

Para que serve o rastreador veicular?

Vamos conhecer algumas funções do rastreador veicular? Separamos aqui 4 funcionalidades bem bacanas.

Envio de posição

Esta função permite o envio de uma posição nova toda vez que houver uma mudança de direção no seu trajeto. Para esta configuração, um ângulo é definido e caso o automóvel venha a mudar de direção e esta alteração seja maior que o ângulo pré-definido, o rastreador irá reportar à plataforma.

Controle de velocidade

Esta configuração no aparelho rastreador veicular permite um controle de velocidade mais eficaz. Sua maior vantagem é que a notificação chegará no momento exato em que a velocidade ultrapassar o que for pré-estabelecido. Alguns rastreadores, como os que utilizamos aqui na Comigo Rastreamento, permitem um alerta sonoro toda vez que for detectado a aceleração elevada.

Ou seja, é funcionalidade é muito importante, pois contribui para a diminuição de acidentes aumentando a segurança do veículo (e de todos os seus ocupantes).

Cerca Virtual

Outra configuração bastante útil é o de cerca virtual. Por meio dela é determinada uma área por onde o veículo pode rodar, e caso o veículo ultrapasse o que for pré-estabelecido, será emitido alertas para que a situação seja averiguada.

Bloqueio Veicular (Bloqueio antifurto)

O bloqueio veicular é uma funcionalidade extra do rastreador veicular que pode ser adicionada ao automóvel. O seu objetivo é dificultar e inibir a ação de bandidos, prevenindo roubos e furtos.

Além da questão de trazer mais segurança, o bloqueio veicular também pode ser utilizado na gestão de frota de uma empresa, auxiliando o gestor a ter controle sobre o uso indevido dos veículos fora do horário de expediente, por exemplo.

E como funciona esta opção? Basicamente, a função desse serviço é bloquear a ignição ou a bomba de combustível do veículo.

Assim, para saber mais sobre a funcionalidade de bloqueio veicular, assista a explicação de um especialista no nosso podcast:

Quer saber mais sobre rastreador veicular? A Comigo te ajuda!

Procurando a melhor empresa que tem rastreador veicular no Rio Grande do Norte? Fale com o Grupo Comigo: temos quase 10 anos de experiência em segurança e gestão veicular.

Oferecemos soluções completas para as empresas e para os proprietários de automóveis, tais como: monitoramento, assistência veicular, proteção veicular, gestão de frota, terceirização de frota e muito mais.

Quer proporcionar mais segurança para você e sua família? Preparamos um e-book incrível com 7 itens que deixam o seu carro mais seguro! Baixe agora mesmo nosso e-book GRATUITO.

LEIA MAIS

Acompanhe-nos nas redes socias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress

Esse site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência. Confira mais sobre em Política de Privacidade.