MITOS E VERDADES SOBRE O RASTREADOR VEICULAR

É extremamente natural que surjam diversas dúvidas na hora de aderir a um sistema de rastreamento veicular. Nesse artigo te mostraremos os mitos e as verdades que envolvem a tomada de decisão na hora de contratar esse serviço. 

Devido aos altos índices de roubos e furtos e a constante sensação de insegurança que está presente no cotidiano do brasileiro, a busca por medidas de segurança complementares tem crescido muito. O serviço de segurança privada, por meio do monitoramento, é uma das áreas mais crescentes.    

 Antes de entrarmos nos mitos e verdade sobre o serviço do rastreador veicular, vamos falar um pouco sobre algumas dicas a respeito de como identificar possíveis problemas e manter sempre o bom funcionamento do equipamento. 

1. EQUIPAMENTO DESLIGADO

Uma das dicas mais simples, porém, muito importantes é verificar se há uma luz que demonstre que o equipamento está ligado ou buscando o sinal da operadora de telefonia.

2. CONFIGURAÇÃO DO APARELHO

Em relação a uma questão mais técnica, é importante verificar se o aparelho está devidamente configurado na APN (Acess Point Name ou Ponto de Acesso). Nesse caso, é interessante entrar em contato com a empresa prestadora do serviço e confirmar a informação.

3. QUESTÕES GEOGRÁFICAS

Para o funcionamento correto do aparelho é necessário que no local onde o veículo esteja transitando possua cobertura de, pelo menos, uma rede de telefonia. Caso não tenha rede a conexão ficará inviável, uma vez que o sistema de rastreamento funciona semelhante a um celular, com o mesmo modelo de comunicação, por módulos de telefonia. Entretanto, aqui na Comigo, caso não haja a rede em um ponto específico, que é o que chamamos de “ponto de sombra”, após a reconexão, o trajeto percorrido fica disponível no histórico, permitindo que nenhuma informação se perca. 

4. INSTALAÇÃO INADEQUADA

A maneira como o rastreador é instalado no veículo também pode acarretar problemas de conectividade. Diante disso, é importante estar atento em relação a aspectos como o local (no veículo) de instalação. Aconselhamos sempre que o serviço seja realizado por profissionais qualificados.

Feitas as devidas observações em relação ao funcionamento do seu equipamento, para um bom desempenho e maior segurança, vamos para os mitos e verdade que rodeiam esse segmento.

5. A INSTALAÇÃO DO RASTREADOR CANCELA A GARANTIA DO VEÍCULO?

MITO! O rastreador não interfere nem cancela a garantia concedida pela concessionária. Entretanto, é importante que o serviço seja realizado por profissionais qualificados, para que não haja alteração nas configurações originais do veículo.

6. OS ALARMES PODEM INTERFERIR NO FUNCIONAMENTO DO RASTREADOR?

MITO! Não há interrupção do funcionamento nem de um nem do outro. Os dois usam tecnologias distintas, que trabalham de forma independente. Ou seja, é possível sim ter os dois dispositivos sem problemas.

7. RASTREADORES NÃO FUNCIONAM EM LOCAIS FECHADOS

MITO! Quando o veículo se encontra em locais fechados, a localização informa sempre a posição da entrada do local, como um túnel, por exemplo. O sistema funciona por meio do sinal de GPS (via satélite), logo, a posição do veículo é captada antes da possível perda do sinal, e após a recuperação do sinal, o trajeto percorrido fica salvo, não havendo a perda das informações.

8. O RASTREADOR FUNCIONA 24 HORAS?

VERDADE! Uma das principais vantagens do rastreador é poder funcionar 24 horas por dia. Isso significa que a qualquer momento o seu veículo poderá ser localizado. Outras informações também podem ser adquiridas a qualquer momento, tanto através da central de monitoramento quanto pelo aplicativo para dispositivos móveis, como velocidade, tempo parado, ignição ligada/desligada, rotas, etc.

9.  O RASTREADOR FUNCIONA COM O VEÍCULO DESLIGADO

VERDADE! O desempenho do equipamento não depende do acionamento do veículo. Em caso de remoção da bateria, o rastreador possui uma bateria independente que garante a autonomia da energia e o funcionamento do aparelho. (Aqui no Grupo Comigo possuímos o serviço de desconexão de bateria, sempre que houver a remoção da bateria, proposital ou não, nosso sistema liga, automaticamente, perguntando se o cliente está ciente dessa retirada).

10. O RASTREADOR SÓ PODE SER INSTALADO EM CARROS

MITO! O serviço de rastreamento vai muito além dos veículos (carro, moto, caminhão), ele pode ser adicionado a qualquer objeto, como máquinas, tratores, embarcações, existem casos em que o rastreador ajuda pessoas com a doença de Alzheimer, por exemplo. Entre outras inúmeras funcionalidades.

11. O RASTREAMENTO FUNCIONA MESMO SEM REDE DE INTERNET

VERDADE! O envio da localização pode ser realizado por meio de SMS. Apesar de muitos acharem que é uma tecnologia ultrapassada, ela faz com que as informações de latitude e longitude sejam enviadas sem sinal de internet.

Por fim, pudemos ver nesse post as dúvidas mais frequentes de quem está pesquisando a respeito do serviço de rastreamento veicular. Frisamos sempre a importância de optar por uma empresa séria, que possua equipamento homologados e uma equipe qualificada. O Grupo Comigo está há mais de oito anos no mercado, prestando um serviço de excelência. Contamos com mais de 40 colaboradores e uma estrutura própria e completa para oferecer o melhor atendimento.

C
lique aqui e saiba mais!

LEIA MAIS

Acompanhe-nos nas redes socias

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress

Esse site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência. Confira mais sobre em Política de Privacidade.