A RELAÇÃO DO SERVIÇO DE RASTREAMENTO COM A DOENÇA DE ALZHEIMER

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Quando se fala em Rastreador logo se relaciona à veículos. Uma das coisas que menos se pensa é que ele pode atuar como uma tecnologia de apoio. Tecnologia Assistiva (TA) são ferramentas, de alto ou baixo custo, que auxiliam pessoas com disfunções a retomarem sua independência e se tornarem mais funcionais no dia a dia, melhorando a qualidade de vida. 

 

No Brasil, aproximadamente 2 milhões de pessoas, acima de 60 anos, possuem algum tipo de demência, e cerca de 40 a 60% delas são do tipo Alzheimer (SBGG – Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia). 

A Doença de Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que acomete, majoritariamente, o público idoso, comprometendo, progressivamente, as atividades básicas diárias e a memória, ocasionando alterações comportamentais. 

 

Afinal, qual a relação do serviço de rastreamento com a Doença de Alzheimer?

 

É bem provável que você já tenha utilizado o serviço de GPS para facilitar o acesso a uma localização desconhecida, correto? Mas esse sistema pode ser bem mais, ele pode auxiliar pessoas a saber a localização, hora, percurso, etc., de familiares que possuem Alzheimer. Aqui no Grupo Comigo possuímos o rastreador portátil, é um aparelho semelhante a bateria de um celular e possui as mesmas funcionalidades do rastreador veicular tradicional. 

 

 

O rastreador portátil é independente de outros equipamentos, ele funciona por meio de coordenadas enviadas por satélite que são transmitidas em tempo real através da rede GPRS. Esse equipamento pode ajudar a localizar a pessoa com demência, uma vez que um dos sintomas da doença é a perda de memória e sair de casa sozinho pode ser um problema. Caso o idoso, por exemplo, saia de casa, sem o conhecimento dos familiares/cuidador, portando o rastreador (no chaveiro ou na bolsa) é possível localizá-lo através do aplicativo disponível para aparelhos móveis. 

 

Através do aplicativo é possível também, além de visualizar a localização, delimitar uma cerca virtual, ou seja, é possível estabelecer um perímetro onde, caso a pessoa ultrapasse, é emitido um alerta para o celular cadastrado. 

O equipamento ainda possui um botão do pânico que, se acionado, emite um alerta para a nossa central de atendimento 24 horas, onde um de nossos colaboradores entrará em contato, imediatamente, com os números de emergência cadastrados. 

 

 

Existem diversos modelos de produtos semelhantes no mercado, a diferença é que o que mais se oferece são aparelhos de monitoramento. A diferença do serviço de rastreamento para o de monitoramento é que o segundo oferece apenas as coordenadas da localização, onde é necessário exportá-las até um mapa digital para traçar o trajeto e ter a precisão do local. Já o rastreamento dá a posição exata e em tempo real, e através do aplicativo também é possível direcionar a rota. 

Podemos concordar, diante do exposto, que o rastreador portátil pode proporcionar a assistência necessária à segurança da sua família e melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência. Essa é apenas uma das situações em que esse dispositivo pode ser útil. Por sua praticidade e fácil adesão, ele pode ser incluído nas mais diversas necessidades, seja para a pessoa com deficiência/disfunções ou não.

LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ASSUNTOS

Contrate agora o melhor sistema de controle e segurança para o seu veículo!

Contrate agora o melhor sistema de controle e segurança para o seu veículo!