Um dos principais cuidados para garantir um bom tempo de vida útil do motor de seu veículo e ter seu funcionamento em perfeito estado é a troca periódica do óleo. Não saber qual a hora certa de trocar óleo do motor pode fazer com que seu carro rode com ele fora do prazo de validade, comprometendo o sistema de lubrificação, ficando alheio a oxidação e fundir o seu motor.
Esta manutenção deve ser feita periodicamente. Mas, qual a hora certa de trocar óleo do motor? Continue lendo este artigo que iremos responder este questionamento e deixar algumas dicas fundamentais para você garantir o bom funcionamento do seu veículo.
A FUNÇÃO DO ÓLEO DO MOTOR
A priori, é necessário entender para que serve o óleo do motor. E isto é simples: serve para lubrificar componentes do motor, garantindo o funcionamento perfeito de todas as peças. Ele cria uma película fina entre a parede do cilindro e os pistões, impedindo o contato das duas peças, pois, caso haja este contato, a temperatura desses componentes iria se elevar, causando um gripamento (quando duas peças móveis se ‘’agarram’’ e acabam mobilizando-se).
TIPOS DE LUBRIFICANTES
Disponível no mercado existem três tipos de lubrificantes disponíveis. Vamos entender quais são as diferenças entre eles e conhecê-los melhor?
✓ ÓLEOS SINTÉTICOS: Compostos por uma combinação de óleos sintéticos e aditivos. Por terem um processo de fabricação mais tecnológico suas características são mais robustas. Sua durabilidade é maior e são ideais para veículos com motores exigentes e/ou mais modernos.
✓ ÓLEOS SEMISSINTÉTICOS: Em sua composição além de aditivos há uma combinação proporcional de óleos minerais e sintéticos, juntando as melhores qualidades de cada um deles, e barateando o seu valor. Com durabilidade média, é indicado para a maioria dos carros que existem no mercado atualmente.
COMO SABER QUAL A HORA CERTA DE TROCAR O ÓLEO DO MOTOR?
É recomendado que o óleo do motor seja trocado de acordo com os quilômetros rodados ou tempo de uso, no caso, o que ocorrer primeiro. No manual do veículo é possível encontrar esses dados.
Se o modelo de seu carro é mais antigo e você o utiliza com frequência, recomenda-se a troca a cada semestre, ou de cinco a sete mil quilômetros rodados. Se você sai pouco de casa, a troca pode ser feita a cada dez ou dezesseis mil quilômetros rodados. Para um carro novo, após serem feitas todas as revisões corretamente, a preocupação é menor.
Outra coisa importante é sempre verificar o nível do óleo no motor. Esta verificação é simples de ser feita: basta puxar a vareta medidora, limpá-la com um tecido ou papel-toalha, colocar ela até o fim e retirar novamente e verificar se o nível está entre as marcas do mínimo e máximo. É de suma importância que você faça isto em um terreno plano e com motor desligado.