Na maioria dos rastreadores que se tem no mercado, atualmente, existem algumas funcionalidades que fazem toda a diferença, porém, muitas pessoas ainda não as conhecem, até mesmo as que utilizam do sistema de rastreamento. Por isso, irei listar aqui 5 funções que um rastreador tem e você provavelmente não sabia.
ENVIO DE POSIÇÃO POR ÂNGULO OU DISTÂNCIA PERCORRIDA
Esta modalidade permite o envio de uma posição nova toda vez que houver uma mudança de direção no seu trajeto. Para esta configuração, um ângulo é definido e caso o veículo venha a mudar de direção e esta alteração seja maior que o ângulo pré-definido, o rastreador irá reportar a plataforma. Em envios de posição por distância, é reportado a plataforma toda vez que o veículo percorre um trecho maior que o que foi pré-definido. Esta configuração ajuda a economizar o envio de dados para a plataforma, afinal o rastreador não irá ficar mandando posições periodicamente estando parado com a ignição ligada.
IGNIÇÃO VIRTUAL
Esta é uma simulação do status da ignição através de lógica, não sendo necessário que utilize um sensor físico para detectar o estado do veículo (ligado ou desligado). Através do acelerômetro, o rastreador irá identificar o movimento e entender que o veículo está ligado. Por outro lado, caso a configuração seja através da tensão da bateria, uma tensão nominal da bateria do veículo é configurada no rastreador e sempre que a tensão de alimentação apresentar um valor maior do que a tensão nominal da bateria, assume-se que a bateria está em carga através do alternador, logo, motor ligado. Esta configuração irá ajudar a agilizar a instalação do rastreador, pois não será necessário encontrar o fio do pós-ignição.
CONTROLE DE VELOCIDADE
Esta configuração no aparelho rastreador, permite um controle de velocidade mais eficaz. Sua maior vantagem é que a notificação chegará no momento exato em que a velocidade ultrapassar o que for pré-estabelecido. Alguns rastreadores, como os que utilizamos aqui na Comigo Rastreamento, permitem um alerta sonoro toda vez que for detectado a aceleração elevada. Definitivamente, esta funcionalidade é muito importante, pois contribui para a diminuição de acidentes aumentando a segurança do veículo.
CERCA VIRTUAL
Outra configuração bastante interessante é o de cerca virtual. Onde é determinada uma área por onde o veículo pode rodar, e caso o veículo ultrapasse o que for pré-estabelecido, será emitido alertas para que a situação seja averiguada. Onde o veículo será bloqueado, caso torne-se necessário.
ALERTA ANTI-JAMMER
A utilização do Jammer vem aumentando no Brasil. Este é um aparelho feito especialmente para neutralizar o sinal GPS/GPRS enviado por aparelhos rastreadores. Este equipamento é conhecido também como “capetinha” ou “chupa-cabra”, pois impede o rastreador de realizar sua função. Alguns rastreadores conseguem identificar a utilização deste dispositivo, permitindo a instalação de um aviso sonoro, da mesma forma que um bloqueio no veículo quando o sinal de jammer for detectado.
BÔNUS: DRIVE BEHAVIOR
A princípio, esta é uma funcionalidade que consegue identificar freadas e acelerações bruscas, permitindo uma melhor administração da frota e trazendo mais segurança, economia e aumentando a vida útil dos veículos da frota. Ele pode ser aliado a um aviso sonoro dentro da cabine do veículo, onde toda vez que ocorrer uma situação destas, será emitido um alerta para que o motorista fique atento a estas situações.
Enfim, estas foram as 5 funções que um rastreador tem e você provavelmente não sabia. Gostou de conhecê-las? Se houver alguma dúvida você pode entrar em contato com nossa equipe, estamos prontos para lhe ajudar.
Clique aqui e saiba mais!