VALIDADE DE UM PNEU

  Assim como qualquer outro objeto produzido a partir da borracha, os pneus necessitam de uma atenção especial. Normalmente, percebemos o seu desgaste naturalmente, devido ao seu constante uso. O pneu vai ficando cada vez mais liso e os sulcos vão desaparecendo, porém, pior do que isso é a oxidação que o pneu sofre desde o dia de sua fabricação, ocasionando ressecamento e trincamento fazendo com que ele perca a sua flexibilidade. Portanto, você sabe verificar a validade de um pneu? Leia este artigo e descubra!

VOCÊ SABIA?

  Ao contrário do que se pensa, independente de um pneu está rodando, no porta-malas ou no estoque de uma loja, ele vai passar por um processo de corrosão intenso. De cara vou te falar: o prazo de validade de um pneu é de cinco a seis anos, após passar este período ele começará a apresentar risco à segurança podendo até estourar. 

COMO VERIFICAR A DATA DE FABRICAÇÃO DE UM PNEU

  Deve-se medir a validade de um pneu de acordo com a sua data de fabricação, mas onde podemos encontrá-la? Na banda lateral do pneu é gravado várias características suas, entre elas: capacidade da carga, medidas (como largura, diâmetro e altura), velocidade máxima dentre outras coisas. É neste mesmo espaço que você encontrará a sigla DOT, e alguns dígitos, são eles quem irão dizer a data de fabricação. Veja o exemplo abaixo!

  Se no seu pneu tem escrito após a sigla DOT a numeração 4522, isso quer dizer que:

          -Os dois primeiros números (45) significa que ele foi produzido na 45ª semana do ano;
          -Os outros dois últimos (22) representam o ano da produção, 2022, no exemplo. 

  Tendo como base esta numeração, você irá somar cinco, ou no máximo 6 para ver a data que precisará trocar o pneu de seu veículo.

PRESTE ATENÇÃO!

  Não é apenas os pneus do um automóvel que são “vítimas” de corrosão, outros materiais produzidos com borracha, como as palhetas do limpador e as mangueiras também deterioram com o tempo. Portanto, sua troca também é necessária. 

LEIA MAIS

Acompanhe-nos nas redes socias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência. Confira mais sobre em Política de Privacidade.