As empresas que atuam no ramo de transporte de cargas sabem a importância de se ter uma forma de trabalho onde se tenha um custo reduzido e que a entrega seja feita dentro do prazo. Uma das formas de conseguir obter isto é fazendo a distribuição da carga da maneira correta, garantindo a eficiência e a logística da empresa, assim como reduz a probabilidade de acidentes de trânsito, diminui a depreciação e aumenta o desempenho do veículo. Por isso, continue lendo este artigo e veja como fazer o transporte de cargas no caminhão da maneira correta.
O QUE É A DISTRIBUIÇÃO DE CARGAS?
Primeiramente, precisamos falar que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), no artigo 100, determina que nenhum veículo pode ultrapassar o Peso Bruto Total (PBT) – que é a somatória do peso do veículo e da carga – determinado pelo fabricante, ou então, exceder a capacidade máxima de cada eixo.
Do mesmo modo, a distribuição de carga é exatamente a divisão do peso das mercadorias nos eixos e carroceria do caminhão, a fim de cumprir a determinação da legislação brasileira. Do mesmo modo
DISTRIBUIÇÃO POR PESO
Todo caminhão tem uma quantidade de eixos e capacidade de carga próprias. Antes de tudo, é necessário ter o veículo adequado para o transporte de cada mercadoria. O peso dela deve ser distribuído na carroceria de forma equilibrada, como numa balança, sem sobrecarregar nenhum eixo. Em suma, se for uma carga muito pesada, ela deve ser alocada no meio do veículo, garantindo um centro de gravidade.
DISTRIBUIÇÃO POR TIPO DE MATERIAL
Cada material tem um tipo de transporte especial, na qual devem receber atenção na hora da distribuição, vejamos a seguir!
– PRODUTOS FRÁGEIS: Deve-se evitar colocar produtos frágeis no mesmo pallet de outros tipos de carga. Proteja-os com mantas de borracha ou feltro, garantindo a sua integridade durante todo o percurso.
– PRODUTOS LÍQUIDOS: Essa carga deve ser transportada em tanques para que o trajeto seja feito de uma forma mais eficiente e segura. Porém, fique alerta a qualquer espaço vazio no tanque, pois o líquido irá se movimentar comprometendo a estabilidade do caminhão.
– PRODUTOS COM PESOS DIFERENTES: A divisão deve ser feita a partir do peso de cada mercadoria. Nunca empilhe objetos pesados sobre produtos leves. Lembre-se que, geralmente, nas embalagens vem recomendações para o transporte de cada produto.
– PRODUTOS COM TAMANHOS DIFERENTES: Organize todos os produtos também por tamanho, e na hora de juntá-los verifique se não deixou espaços vazios entre eles. Proteja-os com plástico bolha, papelão ou isopor.
DISTRIBUIÇÃO VISANDO O TRAJETO QUE SERÁ FEITO
Para um transporte mais eficiente, lembre-se de planejar a rota que será feita pelo caminhão. Independente da duração, é extremamente necessário conhecer o percurso e verificar as condições da pista.
ATENÇÃO!
Esteja sempre atento ao transporte de cargas no caminhão, pois, se feito de uma maneira em que a carga esteja mal distribuída você terá algumas consequências, como: multas, desgaste dos pneus, capacidade de frenagem reduzida, depreciação alta do veículo e a estabilidade será comprometida.
DICAS
Antes de mais nada, o realizar o transporte de cargas no caminhão siga as seguintes dicas:
1 – Embarque primeiro pelo eixo traseiro;
2 – Deite as cargas com dimensões maiores;
3 – Centralize a carga mais pesada;
4 – Redistribua a carga a cada desembarque de mercadoria;
5 – Tenha controle sobre a rotina do motorista.
DIÁRIO DE BORDO
A lei do motorista estabelece que a jornada do condutor do veículo é todo o tempo em que o motorista está disponível para a empresa ou contratante. Ela subdivide a jornada em algumas fases que tem duração máxima e mínima e devem ser acompanhadas pelo gestor de frotas.
Então, ter um documento que registra essa jornada é essencial para uma gestão eficiente.
Enfim, o Grupo Comigo preparou um modelo excelente de diário de bordo para você conseguir ter um controle mais assertivo sobre os motoristas. Clique no botão abaixo e obtenha o arquivo em PDF.