Do total de 84 milhões de veículos registrados no Brasil, apenas ¼ deles possui algum tipo de seguro ou proteção veicular. Este tipo de serviço costuma gerar algumas dúvidas nos motoristas, pois a diferença entre seguro ou proteção veicular não são tão bem explicadas. Então, um serviço que era pra ser tranquilidade para quem contrata, pode acabar virando uma “dor de cabeça’’.
Seguro ou proteção veicular.
PRINCIPAL DIFERENÇA
Adquirir um veículo gera muitas responsabilidades e algumas preocupações nas pessoas. Assim como gastos com IPVA, combustível, manutenção, também são fatores que nos levam a pensar bem antes de realizar a compra. Porém, não podemos esquecer da preocupação de proteger o veículo de situações como roubo, furto e acidentes, o que gera mais um gasto.
A princípio, existem duas maneiras de contratar serviços de segurança para seu veículo. Você pode optar pelo seguro ou proteção veicular. Eles não são a mesma coisa e você deve ficar atento às suas diferenças para escolher o que melhor atenda suas expectativas.
As seguradoras ou corretoras de seguros, ofertam o serviço de seguro tendo fins lucrativos. Por outro lado, a proteção veicular é realizada por meio de cooperativas sem fins lucrativos buscando um menor custo para seus associados. Isso implica que os serviços prestados serão pagos a partir do rateio das despesas entre os sócios pela contribuição mensal.
Resumindo, as associações de proteção veicular realizam a divisão dos riscos dos veículos entre todos os associados. Já os sinistros dos veículos segurados passam a ser de responsabilidade somente da seguradora.
Vale ressaltar que cada uma dessas modalidades é regulada por um órgão específico: SUSEP para as seguradoras e OCB para as cooperativas/associações.
Seguro ou proteção veicular?
SOBRE A CONTRATAÇÃO
Tanto as seguradoras, quanto as associações oferecem os mesmos serviços, como por exemplo: proteção contra roubos e furtos, incêndios e acidentes. Dependendo do tipo de proposta que for contratada, você poderá encontrar também benefícios como mecânico, guincho e troca de pneu.
Para se contratar um seguro, será assinado uma apólice, que é um contrato onde constam responsabilidades e direitos, tornando claro todos os serviços que serão cobertos pela empresa e de que forma eles funcionarão. Já a contratação das associações, se dá através de um contrato onde os sócios se comprometem a incluir possíveis despesas deste novo integrante no rateio.
Em ambos os casos são realizadas vistorias nos veículos periodicamente, e o valor varia de acordo com o serviço contratado. Porém, vale salientar que a contratação do seguro está sujeita a variações de acordo com o modelo do veículo, ano, perfil do motorista entre outras características.
CONCLUSÃO
Podemos concluir que a diferença entre o seguro ou proteção veicular está ligada ao seu objetivo se será ter fins lucrativos ou não e também questões relacionadas ao pagamento de mensalidades que terá a finalidade de ser convertida no reparo dos veículos que tiverem algum dano.
O Grupo Comigo tem uma parceria com a Maxline – Clube de Benefícios, uma associação de proteção veícular que está totalmente pronta para lhe ajudar em qualquer situação. Com proteção contra roubos e furtos, incendio, danos naturais, danos a terceiros, guincho 24 horas e muito mais!