Uma das maiores tendências dos últimos anos, quando o assunto é segurança e gestão de veículos, é o uso do rastreamento veicular e o seu monitoramento pelo celular. Porém, diferentemente do que muitos pensam, o rastreamento veicular não se limita apenas a localizar o automóvel.
Basicamente, o rastreador é um dispositivo que é instalado no veículo (pode ser automóvel, moto, caminhão, dentre outros) e possibilita o controle à distância e em tempo real.
Em um contexto de violência urbana, este tipo de tecnologia traz uma maior segurança. Por exemplo, no Brasil, de 2019 e 2021, foram mais de 1 milhão de veículos roubados ou furtados.
Para termos ideia de alguns números: de acordo com a Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte (Sesed), em 2021 foram registrados 5.009 roubos ou furtos de veículos no Rio Grande do Norte. Já em relação ao primeiro trimestre de 2022 (de 1º de janeiro a 31 de março de 2022), foram registrados 990 crimes de roubos ou furtos de veículos.
Mas é importante lembrar que o rastreador para veículos tem muitas outras funções, para além de oferecer mais segurança.
Por isso, para conhecer mais sobre este tema, no post de hoje vamos entender o que é o rastreamento de veículos, as suas características, as suas funções e analisar seus principais benefícios.
O que é rastreamento veicular?
O equipamento para o rastreamento veicular é um dispositivo portátil e pode ser conectado a um veículo por meio de uma tecnologia chamada On Board Diagnostic (OBD, na sigla em inglês, ou diagnóstico a bordo).
Desta forma, o rastreador conectado ao veículo pode enviar informações para uma rede, informando a localização do automóvel em instantes específicos. E, através destes dados, é possível fazer uma gestão muito mais inteligente do automóvel.
É importante lembrar que este rastreamento usa a tecnologia GPS. Essa sigla significa “sistema de posicionamento global”. Os GPS se comunicam com uma rede de satélites.
Assim, com precisão, é possível realizar o rastreamento veicular em tempo real até mesmo em locais distantes, pois as coordenadas são fornecidas como em um GPS.
Principais funções do rastreamento veicular
Vamos conhecer as principais funções que esta tecnologia oferece? Obviamente que depende de cada empresa. Porém, as empresas que trabalham com os equipamentos mais modernos e serviços mais completos e especializados oferecem as seguintes funções:
- Possibilidade de bloquear o veículo à distância (bloqueio antifurto);
- Pronta resposta;
- Alerta de ignição;
- Alerta de desconexão da bateria;
- Alerta de guincho;
- Senha de voz.
Sistema de rastreamento de veículos: como economizar
Para além de oferecer mais segurança, o rastreamento veicular também pode auxiliar a economizar, principalmente quando é necessário realizar uma gestão de frotas mais inteligente e eficiente.
Por exemplo, o rastreamento veicular permite que você saiba em tempo real onde está seu veículo. Para além disso, é possível saber:
- quantos quilômetros o automóvel percorreu;
- qual a média de velocidade;
- quanto tempo o carro ficou ligado;
- qual o momento mais adequado para agendar as manutenções dos veículos de acordo com a quilometragem rodada ou o tempo;
- como otimizar os percursos dos veículos;
- Dentre outras possibilidades.
Principais perguntas sobre rastreamento veicular
Seja pessoa física que está buscando uma solução que ofereça mais segurança para toda a família, seja empresas que querem uma solução inteligente, segura e econômica, há diversos mitos, verdades e dúvidas sobre rastreamento de veículos. Vamos conhecer alguns?
O rastreador é ligado à internet?
Não. Como explicamos mais no início deste post, a tecnologia usada é por meio do GPS.
O rastreador funciona 24 horas, mesmo com o veículo desligado?
Sim. Uma das principais vantagens do rastreador é que ele funciona 24 horas por dia. Isso significa que a qualquer momento o veículo poderá ser localizado.
Outras informações também podem ser adquiridas a qualquer momento, tanto através da Central de Monitoramento quanto pelo aplicativo para dispositivos móveis, como velocidade, tempo parado, ignição ligada/desligada, rotas, dentre outras.
E em caso de remoção da bateria, o rastreador possui uma bateria independente que garante a autonomia da energia e o funcionamento do aparelho.
Eu mesmo posso saber onde está meu veículo ou preciso entrar em contato com a Central?
Não é necessário entrar em contato com a Central para você localizar o seu veículo. Por meio da internet, é possível localizar e monitorar seu automóvel.
Para os assinantes do plano RN Smart, é possível usar o aplicativo Gconnect diretamente do seu celular.
O que levar em consideração na hora de escolher a melhor empresa de rastreamento de veículos?
Nem toda a empresa que oferece soluções em rastreamento veicular é igual. Cada uma tem mais ou menos serviços inclusos, assim como os equipamentos também podem ser bem distintos entre si.
Por exemplo, é importante saber se os equipamentos disponibilizados são homologados pela ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações). Desta forma, essa homologação garante que os dispositivos cumprem requisitos básicos de qualidade e segurança estipulados pela agência regulamentadora.
Um outro ponto fundamental é avaliar os serviços que estão inclusos (inclusive, as possibilidades de configuração). As melhores empresa oferecem:
- Assistência e Segurança por meio de uma central de monitoramento 24 horas;
- Pronta Resposta, que é ter disponível uma equipe qualificada para realizar o resgate do veículo, em caso de sinistro (roubo ou furto) com abrangência nacional.
- Aplicativo para dispositivos móveis;
- Controle de Velocidade: esta configuração no aparelho rastreador, permite um controle de velocidade mais eficaz. A maior vantagem é que a notificação chegará no momento exato em que a velocidade ultrapassar o que for pré-estabelecido. Alguns rastreadores, como os que utilizamos aqui na Comigo Rastreamento, permitem um alerta sonoro toda vez que for detectado a aceleração elevada. Definitivamente, esta funcionalidade é muito importante, pois contribui para a diminuição de acidentes aumentando a segurança do veículo.
- Cerca Virtual: Outra configuração bastante interessante é o de cerca virtual. Como ela funciona? É determinada uma área por onde o veículo pode rodar e, caso o veículo ultrapasse o que for pré-estabelecido, será emitido alertas para que a situação seja averiguada.
Se você gostou e quer saber mais sobre mitos e verdades do rastreamento veicular, veja esse vídeo que preparamos para você:
Empresa Rastreamento Veicular: conheça a Comigo
Procurando a melhor empresa de rastreamento no Rio Grande do Norte? Fale com o Grupo Comigo: temos quase 10 anos de experiência em segurança e gestão veicular.
Assim, oferecemos soluções completas para as empresas e para os proprietários de automóveis, tais como: monitoramento, assistência veicular, proteção veicular, gestão de frota, terceirização de frota e muito mais.
Quer saber mais como funciona o sistema de rastreamento e como você pode economizar e ter mais segurança com ele? Baixe agora mesmo nosso e-book GRATUITO.