OS 5 BENEFÍCIOS DA GESTÃO DE FROTA PARA A SUA EMPRESA

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

O QUE É A GESTÃO DE FROTA

 

Antes de falar sobre a gestão, é necessário explicar o que é uma frota. A frota veicular é o conjunto de veículos que trabalham em função de uma empresa.

Diferente dos que muitos pensam, não é necessário possuir vinte e tantos veículos para ser considerado uma frota. Ela tanto pode ser composta por mil, como por dois veículos, e nela pode conter motocicletas, vans, caminhões, carros.

A gestão de frota cuida do gerenciamento dos veículos utilizados para prestação de serviço de uma empresa. O responsável por esse setor cuida da parte estratégica e operacional, para que os condutores e os automóveis estejam sempre regularizados e dentro da legislação.

Através da gestão de frota é possível identificar os custos que se tem com os veículos, quanto combustível está sendo gasto, quais rotas os condutores estão sendo seguindo, a velocidade, entre outras inúmeras informações. A obtenção dessas informações auxilia no planejamento e resulta em economia financeira, evitando possíveis dores de cabeça.

 

QUAL A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE FROTA DENTRO DE UMA EMPRESA

 

A boa gestão  permite que a empresa reduza riscos e realize manutenções preventivas. Isso ajuda a criar estratégias que desenvolvam e melhorem a produtividade da equipe. Com esse acompanhamento é possível também otimizar o tempo gasto na realização dos serviços e viagens.

Ao escolher a pessoa que ficará responsável por esse setor, é importante priorizar que esse profissional conheça bem o mercado e a sua empresa. Estar a par dos avanços tecnológicos e demais ferramentas que possam tornar o trabalho mais eficaz, é outro ponto importante a se levar em consideração.

 

Agora que você já sabe o que é o serviço e qual a sua importância dentro de uma empresa, listaremos abaixo cinco benefícios que se consegue implantando uma gestão de frota.

 

1- REDUÇÃO DE CUSTOS

Com o monitoramento de todas as atividades dos veículos, é possível acompanhar os gastos de maneira organizada, uma vez que o gestor terá acesso a informações que o ajudará a manter as manutenções em dias, evitando possíveis danos, os custos com abastecimento, velocidade, para prevenção de multas, etc.

2- PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

A gestão de frota possibilita que o responsável crie planos estratégicos de maior precisão, como, por exemplo, plano de manutenções preventivas, plano de revisão periódica dos veículos, plano de rota e cuidados com os condutores, percebendo suas falhas e corrigindo-as para um melhor desempenho.

3- SEGURANÇA REFORÇADA

Esse serviço também garante mais segurança para o seu empreendimento. Quando há um setor voltado para a administração específica de uma determinada atividade, o desempenho desse setor tende a ser maior, uma vez que está sendo analisado o seu funcionamento e, com isso, criadas estratégias de melhorias contínuas.

 

4- INFORMAÇÕES PRECISAS

Outro ponto importante a ser destacado é a utilização de ferramentas que ajudem gerenciamento da sua frota. Uma delas é o uso de softwares. O rastreador veicular, por exemplo, é um dispositivo que dá a localização exata e em tempo real dos veículos.  Outra tecnologia aliada no desempenho dessa função é a Telemetria. Ela capta os dados dos veículos através de sensores. O gestor não precisa mais recorrer a planilhas, pois, é possível ter na palma de sua mão (ou no computador) informações como o modo como o motorista dirige, velocidade, acelerações bruscas, etc.

 

5- AUMENTO NA PRODUTIVIDADE

Como já foi dito, com a ajuda de ferramentas como a Telemetria,  o gestor consegue acompanhar indicadores de como os condutores estão dirigindo e quais percursos estão fazendo nas viagens. Com isso, pode identificar oportunidades de melhorar os resultados dos colaboradores, logo, da empresa por meio de ações que aumentam a produtividade da equipe,  como a criação de rotas mais inteligentes, que otimizam o tempo, treinamento para os condutores sobre direção segura, a fim de reduzir problemas com multas de trânsito, por exemplo.

 

Você já pensou em reduzir riscos e prejuízos garantindo agilidade e assertividade com um bom sistema, além de indicar o que está acontecendo com sua frota? Gerir seus veículos proporciona uma visão ampla do que de fato está acontecendo. Não perca mais tempo. Fale conosco e implante agora mesmo uma gestão de frota na sua empresa!

 

 

Acompanhe-nos nas redes socias

LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.