Após muita luta, as mulheres têm conquistado seu espaço em ambientes de trabalho onde, boa parte, é predominada por homens. No início do século XIX as mulheres lutavam por seu direito de voto, onde este direito foi conquistado somente em 1932. Hoje o cenário apresenta algumas diferenças, entretanto, algumas profissões parecem ser inacessíveis para elas, como por exemplo o cargo de motorista profissional, onde a quantidade em alguns segmentos chega a apenas 0,5% de mulheres.
NÚMEROS DA PROFISSÃO
Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Transportes (CNT), revelou que entre os caminhoneiros as mulheres representam 0,5% do total. Analisando o cadastro de motoristas de um aplicativo de transporte, os números melhoram um pouco, porém, passa longe de se tornar o ideal. A própria empresa informa que dentre os mais de 600 mil motoristas cadastrados, apenas 6% são mulheres.
CONTRA FATOS NÃO HÁ ARGUMENTOS
Sem dúvidas você já deve ter ouvido falar o seguinte ditado: ‘’Mulher no volante, perigo constante!”, mas será que ele traduz a realidade em que pode ser aplicado? Não. O público feminino é mais prudente no trânsito, onde podemos perceber quando 80% de vítimas fatais de acidentes de trânsito, são do sexo masculino. Os acidentes em que elas se envolvem são de menor dano tanto pessoal como material. Isto se deve ao fato de uma característica facilmente observada na maioria das mulheres: são mais cautelosas e empáticas.
Mas como ser motorista e mulher em uma classe dominada por homens? A tarefa é árdua, de xingamentos, passando por faltas de confiança na capacidade de uma mulher dirigir um veículo, estes obstáculos acabam parecendo infindáveis. Entretanto, se for entrar em uma disputa com um homem, facilmente pode ser considerada a melhor, justamente por suas características bem peculiares como ditas anteriormente.
A INSERÇÃO DA MULHER NO MERCADO
Pode-se perceber que algumas empresas já estão de olho neste cenário, onde já planeja-se a inserção mais eficaz e perceptível de mulheres pilotando veículos. Tendo em vista que o número de mulheres habilitadas já ultrapassa 25,8 milhões, empresas de transportes já investem em soluções que são favoráveis a inserção delas no mercado, como por exemplo, investimento em segurança, driblando possíveis assédios que elas possam vir a enfrentar.
8 DE MARÇO, DIA INTERNACIONAL DA MULHER
Após a leitura deste texto fica-se o questionamento: Quantos passos as mulheres precisam dar a mais para conquistar, de verdade, o seu devido lugar no mercado? Precisa-se de mudanças? Por que ainda há dúvidas sobre a capacidade de uma mulher dirigir? Enquanto essas e outras perguntas não forem respondidas, a certeza que fica é que já houve muitas mudanças no mundo atual, porém ainda há muitas outras pela frente.
CONFIRA A NOSSA HOMENAGEM A TODAS AS MULHERES QUE FAZEM PARTE DO GRUPO COMIGO, MULHERES CLIENTES E FUTURAS CLIENTES: