Um gestor de frotas que se preze, deve ter controle sobre custos e mensurar resultados de sua frota. Os índices têm uma importância enorme pois, sem eles, ficaria sem saber como estará a situação de sua frota futuramente. Em outras palavras, o gestor não tem informações para tomar decisões e não terá resultados para entregar. Neste artigo irei te ensinar a calcular os principais índices para um gestor de frota.
CPK - CUSTO POR QUILÔMETRO RODADO
O CPK mostra o custo do veículo a cada 1 km percorrido. A fórmula que você irá utilizar para chegar no valor do CPK é a seguinte:
(CF / Km Rodado) + CV
CF é o custo fixo e CV custo variável.
Os custos com seguro, salários, sistemas e depreciação do veículo são considerados fixos, pois independente de quanto o veículo ande, eles sempre existirão e serão pagos.
Já o combustível, pneus, pedágios e manutenções são variáveis, pois são afetados de acordo com a quilometragem rodada.
O trabalho de um gestor de frota é justamente diminuir custos variáveis, tomando algumas medidas para fazer o veículo rodas mais, assim o custo fixo será diluído e o CPK diminuirá.Para isso, portanto, é imprescindível que o veículo fique o menor tempo possível parado.
TIN - TAXA DE INDISPONIBILIDADE
Outro índice importantíssimo é a taxa de indisponibilidade. Pois ela é o principal índice de manutenção e uma medida excelente para identificar o nível de desempenho operacional de sua frota. Com isso, poderão ser avaliados a qualidade do serviço de manutenção, se será necessário a utilização de veículos reservas e também o reflexo da idade da frota na operação.
Quando este índice está elevado, significa que a frota está inadequada e que precisa de mudanças urgentes.
O cálculo do TIN é feito com uma relação entre o total de horas paradas do veículo no período (HM= Horas de manutenção) e o total de horas disponíveis para o serviço no mesmo período (HD = Horas disponíveis). Confira a seguir!
TIN = HM / HD x 100
Vamos ao exemplo?
Uma empresa disponibiliza um veículo para realizar serviços 6 horas por dia, durante 20 dias no mês, sendo que nesse mesmo período o veículo ficou 18 horas parado em manutenção.
HD = 6×20 = 120h
HM = 18h
TIN = (18/120) × 100
Ou seja, a taxa de indisponibilidade desse veículo é igual a 15%. Isto é, em um mês inteiro o seu veículo ou frota ficaram 15% do tempo parados, gerando prejuízo para sua empresa.
HO - HORAS OCIOSAS DO VEÍCULO
Outro dos principais índices para um gestor de frota é a Hora Ociosa, que pode até parecer com o TIN, mas não é, pois a indisponibilidade significa que o veículo não pode ser utilizado, em contrapartida, a ociosidade mostra que o veículo está apto para uso, porém parado no pátio da empresa.
Simplificando: Quando o HO está muito elevado, seria necessário verificar o tamanho da frota, vendo se precisará reduzi-la. Já um HO muito baixo, representa que é importante ampliar a sua frota.
Calculamos utilizando a seguinte fórmula:
HO = HD – (HT+HM)
Vamos aplicá-la ao mesmo exemplo que demos anteriormente, mas com um novo item: HT (Horas Trabalhadas), que representa o horário total que o veículo esteve em serviço.
HO = 120 – (100 + 18)
HO = 2h
HO = (2 / 120) X 100
Ou seja, o valor de horas disponíveis deste veículo é igual a 1,6%
Quanto menor o valor, melhor. Certamente ele nunca será zerado, pois sempre terá momentos que este veículo estará parado no pátio de sua empresa, independente se é em troca de motoristas ou intervalos de descanso.
ATENTE-SE AOS ÍNDICES DA SUA FROTA
Ficou fácil de entender estes principais índices para um gestor de frota, e que com ele poderá tomar decisões importantíssimas, como a redução ou ampliação de sua frota, e também a redução do custo de KM percorridos.
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