HIERARQUIA DE RESPONSABILIDADES NO TRÂNSITO

   No trânsito, assim como direitos, os motoristas têm também seus deveres, tais quais não devem ser manifestos apenas em ações individuais, mas também em coletivas. Diversas ações estão sendo realizadas para reduzir os índices de acidentes nas vias, como readequação de velocidade, novas sinalizações etc. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), existe uma hierarquia de responsabilidades no trânsito que define a obrigação de qualquer veículo. 


Continue lendo este artigo e entenda mais sobre o assunto! 

O MAIOR CUIDA DO MENOR

   Como previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), existe uma hierarquia de responsabilidades no trânsito, onde os veículos de grande porte são responsáveis pelos veículos de menor porte, assim como os motorizados são responsáveis pelos não motorizados e todos são responsáveis pelos pedestres.

   Não precisa ser especialista para entender a importância de respeitar os limites envolvidos. Por questões óbvias, na relação entre um caminhão e um pedestre, a vulnerabilidade do pedestre é muito clara. 

   Observar o CTB significa que os motoristas devem assumir uma direção mais defensiva que protege aqueles que são mais vulneráveis. “A principal responsabilidade é com relação ao cuidado, ao zelo, à proteção. Por ter um maior porte em relação à massa metálica, eles têm que ter condução defensiva, protegendo os de porte menor, mais vulneráveis”, destaca Disraelli Brasil, especialista em gestão e direito do trânsito e defensor da hierarquia de responsabilidades no trânsito. 

SINALIZE SUAS AÇÕES

   No trânsito, sinalizar suas ações pode evitar muitos problemas. Sempre dar a seta e utilizar os retrovisores para antecipar riscos na mudança de faixa ou entrada em retornos, bem como os ciclistas podem fazer a sinalização com o seu braço para garantir a segurança nas vias, e os pedestres devem sempre seguir as sinalizações e garantir que estão sendo vistos pelos motoristas e ciclistas nas vias públicas. 

MUDANÇAS

   Umas das formas de conseguir uma mudança no trânsito brasileiro, é através da educação. Promovendo cada vez mais campanhas que eduquem e conscientizam motoristas mostrando os riscos de certas atitudes no trânsito, como por exemplo, dirigir mexendo no celular ou após ingerir bebida alcoólica, que por sinal é crime e infração gravíssima, também preparar as novas gerações para exercerem respeito, cidadania e um comportamento seguro no trânsito, garantindo que entendam a hierarquia de responsabilidades no trânsito, fazendo com que flua melhor no mundo inteiro. 

LEIA MAIS

Acompanhe-nos nas redes socias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *